quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bugatti Super Sport - o relógio mais rápido do mundo



Bugatti Super Sport - o relógio mais rápido do mundo!

terça-feira, 17 de agosto de 2010





No último final de semana, em Pebble Beach, na Califórnia, a Parmigiani, juntamente com a Bugatti, apresentou o mais novo produto de sua colaboração: o Bugatti Super Sport Watch – o relógio mais rápido do mundo!



Recém saído das oficinas Bugatti em Molsheim, o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport entrou para a história ao marcar o recorde mundial de velocidade de automóveis esportivos de série, no último mês de Junho.

Na pista de provas de Ehra Lessien, o representante do Livro Guiness dos Recordes confirmou o resultado. Esta façanha teve uma repercussão sem precedentes no mundo dos relógios.

No pulso do piloto de provas da Bugatti, Pierre-Henri Raphanel, a uma velocidade máxima de 431 km/h, a última criação icônica da Parmigiani, o novo relógio Bugatti Super Sport, acompanhava a realização da façanha.


A Parmigiani Fleurier, parceira oficial da Bugatti desde 2001, revelava na ocasião, pela primeira vez, a segunda geração de seus modelos Bugatti, em uma edição especial inicial de 30 exemplares.



Uma ideia inovadora


Em 2004, a Parmigiani revolucionou o mundo da relojoaria ao colocar o conjunto do movimento de seu relógio Bugatti Type 370 em um eixo transversal, à imagem e semelhança do bloco de cilindros de um motor.

Um conjunto de suportes conectava as cinco platinas do calibre e as rodagens cortadas na forma de rodas de automóveis.

Em 2010, a Parmigiani virou todo o conjunto de componentes mecânicos do novo calibre Bugatti PF 372 sobre um eixo vertical, assegurando a leitura lateral da hora, muito apreciada na condução de automóveis.*

Em exclusivadade mundial, a Parmigiani conseguiu criar um mecanismo de ajuste da hora em 90o - com o mostrador situado de forma perpendicular ao eixo óptico (horas/minutos) - mediante a integração de um sistema de pinhões duplos de engrenagem cônica.

Único, este complexo mecanismo que permite a visualização lateral da hora foi completamente concebido e realizado nas oficinas da manufatura de Fleurier (VMF), como todo o conjunto do movimento.

Outro elemento de destaque do novo Bugatti é sua coroa dinamométrica. Perfeitamente integrada ao seu perfil, é um dos componentes técnicos essenciais às linhas aerodinâmicas do modelo.

Com uma simples pressão, a tige de corda e ajuste da hora sai de seu abrigo, permitindo o acesso para qualquer ajuste.



Seu movimento, a expressão da alta relojoaria Parmigiani


O Calibre Parmigiani 372 a corda manual (reserva de marcha de 10 dias) foi concebido em dois planos, para adaptar-se às linhas do novo Bugatti.

Colocado no pulso, o relógio apresenta seu movimento em um ângulo de 30o. Por cima, as pontes do balanço e do escape descrevem um arco de círculo que lembra o oval da Bugatti.

O balanço de parafusos produzido em Atokalpa – a unidade de torneamento da manufatura Parmigiani – é perfeitamente visível, bem como a ponte circular da reserva de marcha graduada em 10 dias, situada no centro.

Pontos de referência estética de destaque, as rodas são de novo cortadas na forma de rodas de carros; a platina e suas 10 pontes, desenhadas e decoradas segundo os critérios exclusivos da Parmigiani, voltam a ter o sistema de suportes do Calibre 370.

Um total de seis cristais de safira permitem admirar os 337 componentes do novo Bugatti Super Sport, estanque a 10 metros. O mostrador feito em fibra de carbono, em homenagem ao Bugatti Veyron 16.4 Super Sport e aberto no centro, deixa entrever a roda das horas através de sua abertura.

Ponteiros, apliques e contador são realçados pela cor laranja da série limitada Veyron edição "recorde mundial".



Seu perfil, a marca do estilo Parmigiani


Excepcionalmente afilado, o perfil do Bugatti Super Sport pode lembrar uma asa, mas ele foi desenhado em referência à forma emblemática das garras da caixa de um relógio Parmigiani.

O novo Bugatti se converte então em uma inegável marca do estilo Parmigiani, vestido com as curvas simbólicas da marca.

Muito ergonômico no pulso, o Bugatti Super Sport melhorou ainda mais a sua comodidade ao integrar duas asas móveis na parte dianteira do relógio.

De uma complexidade rara na relojoaria, a caixa em ouro blanco 18 K do novo Bugatti – feita pela Les Artisans Boîtiers, a unidade de produção de caixas da manufatura Parmigiani – reproduz as linhas das asas do Bugatti Veyron.

Escovados ou polidos, planos inclinados e chanfrados são animados sob o efeito de contrastes de luz, revelando a generosidade de seus volumes.

As curvas aerodinâmicas do relógio, que lembram as do Bugatti Veyron de 1200 cavalos, estão acompanhadas de uma pulseira Hermès integrada, criada especialmente para o modelo.

*de uma ideia original de um talentoso aluno da Escola de Relojoaria de Le Locle, Bastien Leuba.



Bugatti Super Sport – Ficha técnica

Edição especial de 30 peças


Movimento

Calibre PF 372, a corda manual
Reserva de marcha de 10 dias
Movimento em dois planos. Platina e pontes na cor "ouro negro"
Altura 15,96 mm, largura 25,00 mm, comprimento 37,01 mm
Frequencia: 3 Hz (21.600 alt/h)
40 rubis
Côtes de Genève, perlado, ângulos polidos e chanfrados
2 barriletes em série


Funções

Horas, minutos, indicador de reserva de marcha


Características

Caixa com dimensões de 36,0 x 50,7 mm, altura 22,7 mm
Material: ouro branco 18 K. Acabamento polido e acetinado
Estanqueidade: 10 m
Seis cristais de safira com tratamento antirreflexos; cristais frontal e superior metalizados no perímetro externo
Coroa única dinamométrica para ajuste da hora e corda
Número individual gravado no fundo


Mostrador

Face "Carbono Negro", aplique EB polido e acetinado, apliques polidos às 3 e 6 horas, motivos Bugatti, ponteiros na forma "Delta" com material luminescente


Pulseira

Couro de jacaré Hermès, fecho dobrável em ouro branco 18 K, acabamento polido

Nenhum comentário:

Postar um comentário